in ,

Os 10 Livros de Gastronomia Mais Icônicos da Cozinha Francesa

livros-de-gastronomia

Existem muitos livros da culinária da França disponíveis no mercado, porém uns são os mais conhecidos e aclamados: Os icônicos livros de gastronomia francesa.

Livros culinários com diferentes enfoques que tratam das técnicas culinárias, dos ingredientes, dos temperos e a forma correta de utilizá-los para preparar os melhores pratos com o melhor de seus sabores.

Livros representativos da área da gastronomia para quem deseja conhecer a arte culinária da França.

Como também, para cozinheiros que querem aperfeiçoar seu repertório técnico e ampliar seus cardápios com as mais saborosas receitas da arte cozinha francesa.

Veja Também: Panela de Vidro – Top 5 Brasil

Os 10 Livros de Gastronomia Mais Icônicos da Cozinha Francesa

1 – Larousse Gastronomique

larousse-gastronomique-livros-de-gastronomia-francesa
Larousse Gastronomique (Livros de Gastronomia Francesa)

Larousse Gastronomique é um tratado enciclopédico francês sobre gastronomia reverenciado desde sua primeira publicação em 1938 por ser o principal e fundamental transmissor de conhecimento culinário.

Que engloba desde histórias de alimentos e biografias culinárias à ensinamentos das técnicas culinárias, ingredientes, receitas e uso de equipamentos.

Sua primeira edição, 1938, de Prosper Montagné, Chef francês e autor de muitos outros livros e artigos sobre comida, culinária e gastronomia, trazia relevantes informações sobre a culinária francesa, Incluindo a “haute cuisine” da época, pratos simples, exemplos das culinárias regionais da França, além de pratos clássicos de outros países.

O livro gastronômico Larousse Gastronomique já teve diferentes edições, sendo a última a “Larousse Gastronomique: The World’s Greatest Culinary Encyclopedia” da Librairie Larousse, lançado em 2009.

Uma revisão necessária que adiciona os avanços da última década que transformaram maneira de cozinhar, inclusive com métodos tecnológicos modernos, como sous-vide e gastronomia molecular com fotografias coloridas de identificação de ingredientes.

Além, de novas biografias de Chefs que contribuem significativamente para o mundo da culinária como: Ferran Adrià, Daniel Boulud, Alice Waters, Gaston Lenôtre, Thomas Keller, James Beard e Julia Child.

Larousse Gastronomique é o guia definitivo para a culinária francesa, único livro que todo Chef e todos os cozinheiros domésticos devem ter.

“Se eu tivesse permissão para apenas um livro de referência em minha biblioteca, Larousse Gastronomique seria, sem dúvida.” – Julia Child, Chef de cozinha norte-americana.

Para consultar o preço ou para saber mais detalhes sobre esse clássico na Amazon, clique no link: https://amzn.to/3zXbeKR

2 – Le Cordon Bleu – Todas as Técnicas Culinárias

le-cordon-bleu-todas-as-tecnicas-culinarias-livros-de-gastronomia-francesa
Todas as Técnicas Culinárias (Livros de Gastronomia Francesa)

O livro Le Cordon Bleu – Todas as Técnicas Culinárias de Jeni Wright, Eric Treuille é considerada a “bíblia da culinária” da escola de maior prestígio em todo o planeta, fundada em Paris em 1895 que está presente em 20 países e forma cerca 20 mil profissionais a cada ano.

Um guia absolutamente completo com técnicas de cozinha das mais simples até as mais avançadas, ingredientes e preparação de pratos com mais de 2000 fotografias e ilustrações do passo a passo.

Um livro que ensina centenas de dicas, sugestões, artimanhas e truques usados pelos maiores Chefs de cozinha em receitas que vão da cozinha clássica francesa e italiana às tradições culinárias do Oriente.

Um clássico da cozinha de todas as épocas que ensina a conseguir os melhores resultados das mais simples receitas às mais complexas e sofisticadas.

Um livro clássico da cozinha de todas as épocas que merece estar na sua prateleira.

Para consultar o preço ou para saber mais detalhes sobre esse clássico na Amazon, clique no link: https://amzn.to/39EVBgc

3 – A Arte Culinária de Julia Child

julia-child-livros-de-gastronomia-francesa
Julia Child (Livros de Gastronomia Francesa)

A Arte Culinária de Julia Child – Técnicas e Receitas Essenciais de Uma Vida é um livro em que a autora oferece respostas completas para diversas questões que são de grande ajuda na cozinha doméstica.

Julia Child, a introdutora da culinária francesa nos Estados Unidos ensina receitas detalhadas e técnicas de cozinha que utilizam utensílios tradicionais de cozinha e produtos disponíveis no mercado.

A Chef Julia Child foi a autora de livros de culinária e apresentadora de televisão americana que introduziu os conceitos e segredos da culinária francesa nos Estados Unidos que aprendeu ao frequentar o renomado Le Cordon Bleu à época em que morou na França.

A arte culinária de Julia Child Neste livro é um resumo essencial e indispensável das soluções que estão ao alcance de qualquer cozinheiro profissional ou amador, com receitas detalhadas, truques e novas técnicas para antigos problemas, o quê fazer quando a receita dá errado, que desenvolveu ao longo de uma vida dedicada à gastronomia.

No imperdível livro, A Arte Culinária de Julia Child, aprendemos as especialidades da culinária francesa da autora, dicas para quem quer aprimorar o preparo de saladas, tortas, sopas, peixes e legumes.

Para consultar o preço ou para saber mais detalhes sobre esse clássico na Amazon, clique no link: https://amzn.to/2XZbFr4

4 – A Fisiologia do Gosto

a-fisiologia-do-gosto-livros-de-gastronomia-francesa
A Fisiologia do Gosto (Livros de Gastronomia Francesa)

A fisiologia do gosto de Jean Anthelme Brillat-Savarin é um livro clássico francês do XVIII, a verdadeira certidão de nascimento da gastronomia para paladares delicados e desapressados que acreditam que “o prazer da mesa pertence a todas as épocas, todas as condições, todos os países e todos os dias”.

Jean Anthelme Brillat Savarin (1755 – 1826), advogado, político e cozinheiro francês, é considerado o terceiro elemento fundamental fundator da cultura gastronomica francesa pela sua curiosidade, abertura de espirito para provar coisas novas e grande erudição teorizar sua própria impressão dos alimentos que comia de uma forma extraordinária.

Seu livro, A Filosofia do Gosto, que foi lançado um ano após sua morte traz ensaios sobre sua vida cotidiana, textos curtos explicando a história de algum alimento e outros que filosofam sobre a magreza, a obesidade e o apetite.

Um livro paradoxal, um misto de receitas gastronômicas, aforismos e meditações.

A Filosofia do Gosto é um manjar da gastronomia literária francesa, um clássico que é a certidão de nascimento do gênero.

Para consultar o preço ou para saber mais detalhes sobre esse clássico na Amazon, clique no link: https://amzn.to/3AOAfJ9

5 – La Mère Brazier – A Mãe da Cozinha Francesa Moderna

la-mere-brazier-livro-de-gastronomia-francesa
A Mãe da Cozinha Francesa Moderna (Livros de Gastronomia Francesa)

La Mère Brazier – A Mãe da Cozinha Francesa Moderna é outro livro icônico da cozinha francesa que entrega ao leitor mais de 300 receitas clássicas e regionais do restaurante Mère Brazier.

Um dos mais famosos da cidade de Lyon, fundado pela Chef Eugénie Brazier (1933 – 1968), a grande mentora da cozinha moderna da França e primeira mulher a receber seis estrelas no Guia Michelin.

O livro apresenta receitas tradicionais com lições gastronômicas, além de memórias e curiosidades da Chef que foi mentora de renomados Chefs como Paul Bocuse e Bernard Pacaud.

Um livro icônico que contribui para o conhecimento e o reconhecimento da história da gastronomia francesa.

Para consultar o preço ou para saber mais detalhes sobre esse clássico na Amazon, clique no link: https://amzn.to/2Zw5B9D

6 – Institut Paul Bocuse Gastronomique: The Definitive Step-By-Step Guide to Culinary Excellence

paul-bocuse-gastronomique-livros-de-gasstronomia-francesa
Paul Bocuse Gastronomique (Livros de Gastronomia Francesa)

Institut Paul Bocuse Gastronomique: The Definitive Step-By-Step Guide to Culinary Excellence é um livro que ensina como cozinhar com excelência.

Um guia de referência abrangente e totalmente ilustrado cobre todos os aspectos de preparação, cozimento e serviço de comida deliciosa e sofisticada.

Um manual passo a passo para profissionais de cozinha em treinamento e cozinheiros amadores com 250 técnicas transmitidas passo a passo de forma clara e objetiva acompanhadas de mais de 1800 fotografias.

Técnicas para serem colocadas em prática em 70 receitas clássicas e contemporâneas, elaboradas por renomados Chefs associados ao Institut Paul Bocuse.

Centro de excelência culinária com sede na França, fundado pelo Chef do Século Paul Bocuse, que há vinte e cinco anos oferece um dos mais mundialmente reconhecidos ensinos de culinária e hospitalidade.

Para consultar o preço ou para saber mais detalhes sobre esse clássico na Amazon, clique no link: https://amzn.to/3udFik0

7 – Escoffier – O Rei dos Chefs

escoffier-livros-de-gastronomia-francesa
Escoffier (Livros de Gastronomia Francesa)

Escoffier – O Rei dos Chefs não é apenas um livro biográfico de Auguste Escoffier (1846-1935) o primeiro grande Chef da culinária moderna francesa que transformou nossa forma de comer.

Assim como, relata a história da criação de seus pratos mais famosos, como o Pêssego Melba e o Pato de Rouen ao Dodine au Chambertin.

Como também, suas contribuições à organização das cozinhas ao introduzir disciplina por meio do sistema de brigadas.

Sistema, em que cada seção passou a ser gerenciada por um “chef de partie”.

Para consultar o preço ou para saber mais detalhes sobre esse clássico na Amazon, clique no link: https://amzn.to/2ZwpJZj

8 – Paris Em Casa

paris-em-casa-livros-de-gastronomia-francesa
Paris em Casa (Livros de Gastronomia Francesa)

Paris em casa de Clotilde Dusoulier é um livro que ensina 100 receitas e as técnicas de preparo de pratos da capital francesa, dos clássicos às novidades de sua gastronomia.

Pratos como: Croque madame, steak frites, macarons e madeleines.

Um livro leva o leitor a conhecer as comidas pelas quais é conhecida a culinária de Paris ao evidenciar as novidades culinárias que espelham as influências trazidas de outras culturas que foram introduzidas ao estilo de vida parisiense, como o sanduíche pita de ratatouille e lahmajoun, uma espécie de pizza turca.

O livro nos transporta à um piquenique ao lado do Sena, ou a feiras livres que oferecem as melhores experiências culinárias através de excepcionais padeiros, mestres queijeiros e sorveteiros.

Para consultar o preço ou para saber mais detalhes sobre esse clássico na Amazon, clique no link: https://amzn.to/39JXeco

9 – Cozinha Regional Francesa

cozinha-francesa-regional-livros-de-gastronomia-francesa
Cozinha Regional Francesa (Livros de Gastronomia Francesa)

O livro Cozinha Regional Francesa de Elizabeth David é realmente icônico para desmontar a ideia de que a culinária francesa se resume apenas à pratos requintados.

Através de suas páginas a autora demonstra que os pratos tradicionais da cozinha regional francesa somente são preparados em dias festivos, como casamentos e outras comemorações especiais e nunca no dia a dia.

Elizabeth David descreve as características gastronômicas próprias de cada região: Alimentação sóbria, equilibrada e preparada sem nenhuma extravagância.

A Cozinheira-escritora descreve de forma fluente e agradável como cada receita é preparada respeitando os ingredientes e temperos locais em um livro de receitas nada tradicional.

Porém, uma respeitável obra de referência com coleção de receitas representativas da culinária regional francesa, a Cuisine du Terroir.

Para consultar o preço ou para saber mais detalhes sobre esse clássico na Amazon, clique no link: https://amzn.to/3kKYceK

10 – Cooking in 10 minutes

Cooking in 10 minutes. escrito por Edouard de Pomiane, cientista, filósofo, professor e cozinheiro francês, lançado em 1930, é um livro icônico da gastronomia francesa por apresentar ao mundo uma cozinha considerada muito à frente ao seu tempo.

Época em que ainda pressa e falta de tempo não faziam eram exigências da vida cotidiana e cozinhar era um trabalho para ser feitos por horas e horas.

Com as receitas do livro “La Cuisine en Dix Minutes ou l’Adaptation au Rythme Moderne”, Edouard de Pomiane cuja filosofia era baseada na qualidade, provou ser perfeitamente possível produzir pratos, saborosos e nutritivos em apenas dez ou vinte minutos.

“Meu livro é para o aluno, para a meia-noite, para o balconista, para o artista, para os preguiçosos, poetas, homens de ação, sonhadores e cientistas, para todos que têm apenas uma hora para almoçar ou jantar e ainda querem meia hora de paz para assistir a fumaça de um cigarro enquanto bebem um café que nem tem tempo de esfriar”. – Edouard de Pomiane.

O que você acha?

Escrito por A Cozinha Francesa

A Cozinha Francesa é um site que existe para demonstrar todo o amor que temos por essa gastronomia maravilhosa. Aqui você vai encontrar receitas, dicas, ingredientes e tudo que gira em torno da cozinha francesa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

chefs-franceses

14 Chefs Franceses Para Se Inspirar

anne-sophie-pic

Anne-Sophie Pic – A Rainha Da França